25 de jul. de 2013

Blog ou Vlog?


Oi pessoal, estava sem nada pra fazer então acabei assistindo alguns vídeos no Youtube de meninas que investiram na vida de vlogueira. Algumas são reconhecidas e ganham dinheiro por isso, e daí surgiram um monte de perguntas na minha cabeça sobre o assunto. E aqui estou eu pra falar um pouco mais disso e comparar o Youtube com o Blogger. O post estará dividido em pequenas perguntas pra facilitar o entendimento ok?! Tudo certo? Então vamos lá...


 Blog ou Vlog, qual o caminho mais rápido para o sucesso?
Primeiramente, seguindo os resultados das minhas pesquisas, acho que ao criar um blog ou uma conta no Youtube a última coisa em que você deve pensar é investir muito. Só vai dar certo se você estiver envolvida nisso por gostar e amar o que você faz, não existe um caminho rápido para a fama "online". Faça o que você gosta, com carinho e capricho, divulgue informalmente em comentários, redes sociais e etc. Deixe que seu blog/vlog cresça e que os leitores cheguem e depois já dá pra pensar em investir.

Qual exige mais?
Os dois exigem muito de quem faz. Quando falamos de vlog, as principais exigências são: qualidade dos vídeos, conteúdo, desenvoltura (nada de timidez ok?!) e carisma. Você está de frente para um monte de pessoas e pra cumprir com todos os quesitos acima e ter um bom vídeo as vlogueiras muitas vezes tem que ensaiar um monte de vezes na frente da câmera e excluir muitos vídeos antes de publicar um só. Já quando falamos de um blog, as exigências são: uma boa escrita, layout, conteúdo e um pouco mais de originalidade. Em um blog, como você não tem um espaço muito grande pra mostrar a sua personalidade, as pessoas vão interpretá-la através do seu layout e da forma como você escreve. E porque "um pouco mais de originalidade"? Porque tem muitos blogs e blogueiros por aí, e quanto mais pessoas mais difícil é ser original.

Qual traz mais visualizações?
Um vlog tem muito mais visualizações do que um blog, isso é um fato. Até porque a divulgação de vídeos é muito mais fácil, você está no Youtube e procura um tutorial de make e aparecem um monte de vídeos na hora e basta você clicar lá e assistir rapidinho. Se você gostou você acompanha aquela vlogueira nos seus vídeos e pronto. Agora o blogger é muito conhecido entre as blogueiras mas para por aí porque o público em geral não acessa, a divulgação mais comum é através de comentário e nisso você vai estar divulgando seu blog para outros blogs. Uma corrente.

Dá pra misturar os dois?
Com certeza, e essa pode ser uma parceria infalível. Se um vlogueiro quer ter um lugar fixo, onde ele possa fazer a divulgação de empresas, postar fotos e organizar seus vídeos, a melhor opção é criar um blog. E se um blogueiro que expandir e investir, a melhor opção é começar a fazer vídeos, que vão trazer mais divulgação e reconhecimento. O que falta em um tem no outro entenderam?! :)

Comparando...
 Um blog é muito mais pessoal, íntimo e anônimo. É um cantinho só seu onde você pode colocar tudo sobre você não importa se você é tímido e pouco carismático, você escreve do seu jeito e como quiser. Você vai poder se relacionar e conhecer pessoas através do seu blog que são parecidas com você e que se identificam com o seu jeito de ser através dos posts.

 Um vlog é algo mais público, um vídeo realmente é pra quem quer mostrar algo pras outras pessoas. Não tem muita interatividade comparando com um blog, porque muitos vão assistir mas poucos vão comentar e interagir com o que você disse. Se quiser investir nisso tem que ser carismático obviamente, sendo assim não são todos que podem ter um vlog e conseguem postar vídeos.

---//---

E então, o que se encaixa com você? Um blog ou um vlog? Bom, se alguém aí acha que está no lugar errado é hora de abrir os horizontes e pensar nas possibilidades. Eu vou continuar com o meu bloguinho porque embora ache ótimo ser reconhecida por muitas pessoas, não conseguiria manter um vlog, eu não me encaixo nesse mundo u.u Mas quem sabe um dia né?! As coisas mudam...

12 comentários :

  1. Adorei o post.
    Por mim, também, fico com o blog.
    Sinceramente, acho muito legal os posts que expressam a opinião da blogueira.
    diquinhasdababinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Somos duas, afinal o blog é de quem faz então tem que ter a opinião da pessoa né?! :)

      Excluir
  2. Muito bom o post e é bem isso aí, no blog é mais difícil criar um grande público e quanto a vídeos dá um trabalho imenso pra gravar D:
    Estamos seguindo aqui já, beijões da Gabi :*

    http://perigosas-garotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sempre tem que ter um lado mais difícil e complicado mas é isso mesmo, se não o tivesse também não teria graça.
      Obrigada! ^^

      Excluir
  3. Gostei do post‼ Eu já ouvi falar sobre vlog, mais até então eu não sabia o que era, muito bom saber‼ Eu ainda prefiro o meu blog, a timidez não deixaria eu manter um vlog rsrsrs, com tudo pretendo postar vídeos um dia, mas não de minha pessoa rsrsrs.

    mundodeliina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar! :)
      Também acho, mas a gente nunca sabe sobre o futuro né?! Quem sabe um dia...

      Excluir
  4. Eu prefiro um blog, pois eu morro de vergonha de fazer vídeos, e de alguém zoar de mim, sou muito tímida *--*, Lindo o blog adorei, Beijo da Milly *--*.

    http://blogdmilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, você não é a primeira a pensar isso. Que bom que gostou! ^^

      Excluir
  5. Acho que um complementa o outro! Acho incrível quando vejo que uma blogueira também é vlogueira e sabe fazer muito bem tudo isso! Mas como você, por enquanto vou ficar só no meu blog mesmo, pois trabalhar com o YouTube exige pra caramba! Beijos, Manu!

    http://vocepodeserumadiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, admiro muito essa gente e fico pensando "Como ela consegue?". Mas ser blogueira também dá trabalho eu acho. Obrigada por comentar! :)

      Excluir
  6. eu adoro blog, e adoro vlog. Gostaria que as pessoas nao ficassem tao tímida e gravassem :3 adoro ver vídeo de vlogueiras(os )novas u.u
    novajuventudexxi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, eu ando pensando exatamente nisso sabe? To com vontade de criar um vlog para o meu blog mas não sei se vai dar certo. Justamente por não conseguir manter e não ter idéias o suficiente para os dois. Mas vou me organizar e ver o que faço. Beijos!

    http://trasshygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir